O sucesso de um projeto
O sucesso de um projeto, programa ou portfólio pode ser mensurado de várias formas. No passado, bastava-se atender os requisitos de qualidade, custo e tempo, para se dizer que um projeto havia obtido êxito em seu objetivo.
Os projetos de um modo geral eram avaliados de acordo com o atendimento técnico de suas atribuições.
Nos anos 80, a visão de sucesso ainda continuava obscura no que tange a alguns requisitos, mas isso foi reestruturado com a questão da aceitação do cliente. Ou seja, qualidade, custo e tempo sem o crivo do cliente já não bastava.
Hoje, uma definição coerente de sucesso é aquela que envolve alguns fatores, tais como:
Desse modo, além de você realizar todos os passos de um projeto, concluí-lo dentro do tempo, custo e prazo e com a qualidade planejada, é necessário que o cliente concorde com o projeto. Só com a completa aceitação e satisfação do cliente podemos afirmar que o projeto obteve o sucesso almejado.
O sucesso de um projeto depende de diversas variáveis. Nesse sentido, quanto mais madura for a organização e mais experiente for o gestor, maior será a chance de o projeto obter sucesso, de deter ferramentas para conectar essas variáveis e, assim, conduzir o projeto da melhor forma.
Me. ALEXANDER TERRA ANTUNES
Coautor de diversos livros, formado em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, especialista em Gestão de Processos e mestre em Administração com Ênfase em Marketing.
Referência:
PMBOK – Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.